Participantes da XXXIX Copa São Paulo

Participantes da XXXIX Copa São Paulo

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

DIRETO DO TUNEL DO TEMPO

O INICIO

Eu comecei a jogar futebol de botão por volta de 1973. Os primeiros times foram Craks da Pelota (vinham numa caixinha azul), um time do Santos e um do Palmeiras. No começo jogava no chão de tacos da sala, era cheio de morrinho artilheiro...

Depois fui comprando mais alguns times, sendo que a maioria era Bolagol. Também fiz meus primeiros times de Lente de Relógio, também eram o Palmeiras e o Santos, na época eu colava os distintivos e os numeros (decalques comprados na papelaria) e passava durex colorido por trás. Ainda tenho 2 destas lentes nos meus times.

Depois mudei para a Mooca e comecei a fazer times com Lentes usadas que eu conseguia nos relojoeiros da região. Foram vários times e com isto os distintivos dos Bolagol foram trocados por times de MENOR EXPRESSÃO, com os distintivos que vinham na revista Placar.

Por volta de 1977 eu e alguns amigos começamos a fazer campeonatos e aí eu comprei meus primeiros times da Brianezi. Infelizmente não tenho nenhuma foto desta época, mas abaixo está uma do nosso time da época, o Grêmio de Futebol de Salão, que tinha uma camisa azul e preta bem bacana.

Eu, o Marcos e o Paulo erámos os participantes mais ativos dos campeonatos, o Marcos ainda hoje joga com a gente. Continuamos jogando até o final dos anos 70.

De Pé: Paulo, Marcos e Dirceu
Agachados: Marcelo e Mauro  

SEGUNDA GERAÇÃO

No começo dos anos 90, já casado, recuperei meus antigos times na casa da minha mãe, e comecei a jogar com os meus sobrinhos. O Silvio na época tinha uns 10 anos, e o Rafael com 4 não sabia nem tocar direito na bolinha, mas foi assim que nós retomamos o hábito de jogar. Não durou muito e logo depois os times foram guardados por mais de uma década.


Início dos anos 90 - Silvio jogando e Rafael olhando


O RECOMEÇO

Em 2003 com a construção da casa em Campo Limpo Paulista, levamos para lá os times e dois Estrelões. Voltamos a jogar e disputar campeonatos com meus filhos, sobrinhos e amigos. Logo depois comprei um campo Brianezi, usado, bem surradinho, mas já era melhor do que jogar no Estrelão. No final de 2004 a Energia 97 promoveu um campeonato e eu e o Silvio fomos disputar, e a participação foi muito mal, eu nunca tinha jogado com bolinha redonda, toda minha vida joguei (e ainda jogo) com disco, e estranhei bastante, mas o campeonato foi bem legal com a participação de todo pessoal do Estadio 97.


Um dos meus jogos no campeonato da Energia 97

No meio de 2005 a Brahma organizou um campeonato e aí eu, meus sobrinhos e meus filhos nos inscrevemos para jogar. Na primeira fase ganhei um jogo e empatei dois, classificando para a segunda fase, mas aí tomei um 2 x 0 e caí fora do campeonato.

Eu e o Vinicius com um grupo de competidores do Campeonato da Brahma

Este torneio foi o incentivo para organizar um campeonato aqui em São Paulo, e no dia 13/08/05 disputamos a primeira edição da Copa São Paulo.

Um comentário:

  1. Interessante, Marcelo! Minha primeira coleção no botonismo foi a coleção da Gulliver: "Grandes times do campeonato brasileiro", de 1977, que saía nas bancas de jornais, contendo três botões num pacotinho como se fosse álbum de figurinhas. Os botões vinham com rosto de jogador e meus primeiros botões foram do Internacional, de Luizinho e Pires, do Palmeiras. Meu avô paterno vinha me buscar para comprar esses botões numa banca que ainda existe em São Paulo. Não conheci a coleção Craques da Pelota, que parece ser do antigo fabricante Jofer (de Guarulhos), mas eu sei que fez história também com times raros como Prudentina (clube extinto de Prudente), Linense, entre outros.
    Abração
    Ricardo

    ResponderExcluir