REGRAS BASICAS
A bola é um disco no formato pastilha que será fornecido
pela organização do campeonato.
Os jogadores
Cada equipe é composta de onze peças, uma das quais será o
goleiro, e as outras dez, os "botões". Os jogadores são discos semelhantes
a botões com diâmetro máximo de 60 mm, também conhecidos como “tampa de
relógio”.
É obrigatória a numeração dos mesmos e que tenham o mesmo
distintivo ou alguma marca igual que possa identificá-los.
O goleiro
O goleiro é uma peça fixa, as medidas oficiais do goleiro
são as seguintes: Altura = 35 mm Largura = 80 mm Espessura = 15 mm. Suas faces
devem ser lisas sem saliência e com ângulos de 90 º. Os goleiros de todos os
jogos serão fornecidos pela organização do campeonato.
Ele só poderá ser deslocado pelo seu técnico quando for
defender chutes à gol dados pelo seu adversário (neste caso deverá ser
posicionado dentro da pequena área, podendo seu técnico optar por deixa-lo em
seu lugar de origem dentro da grande área) ou estiver de posse de bola.
O goleiro deve sempre estar apoiado em uma de suas faces de
dimensão 15 X 80 mm. Se vier a se apoiar de maneira diferente, deve ser
imediatamente na posição correta definida acima e no local em que se
encontrava.
Toda vez que a bola parar dentro da pequena área, a posse
será do goleiro e só este poderá movimentá-la.
Se a bola tocar no goleiro fora da grande área, seja em
defesa ou não, será considerado pênalti.
TécnicoChama-se técnico a pessoa encarregada de conduzir os jogadores.
Tempo de jogo
A duração das partidas compreenderá um período único de dez
minutos. Ao serem completados os 10 minutos de jogo será permitido o
complemento da próxima jogada, encerrando-se o jogo após o próximo pedido de
chute ao gol ou a bola sair pelas linhas laterais ou de fundo, o que ocorrer
primeiro.
Início da partida
Será decidido por sorteio a escolha do campo e quem deverá
iniciar a partida.
Todos os jogadores deverão estar posicionados dentro do seu
próprio campo.
O toque inicial deverá ser feito sempre para frente, e a
bola deverá ser tocada para outro jogador, que a partir deste momento estará
autorizado a chutar para gol. Caso erre o primeiro toque o técnico tem direito
a executar nova saída. Caso algum jogador não esteja posicionado dentro do
próprio campo na saída será marcada reversão, passando a posse de bola para o
adversário.
O jogo e sua regulamentação
Cada equipe tem direito a 12 toques coletivos. Não há
cancelamento de toques exceto quando a posse de bola passa para o adversário
após a bola ter tocado um botão ou goleiro deste. É obrigatório o chute a gol
no último toque coletivo. Caso não seja possível ao técnico efetuar o chute no
décimo segundo toque será punido por falta técnica, com tiro livre indireto.
Caso o técnico que está com a posse da bola consiga um escanteio, a quantidade
de toques coletivos será zerado. Recomeça-se a contagem de toques após o
adversário ter tocado na bola.
Se, ao ser acionado o jogador tocar em jogador adversário
antes de tocar na bola será marcada a falta. Para cobrança de faltas,
escanteios ou laterais só é permitida a movimentação do botão que irá efetuar o
lance, os demais não deverão ser mexidos.
O chute a gol só é permitido no campo adversário, sempre
precedido de aviso, tendo o jogador que vai defender cinco segundos para
arrumar o seu goleiro.
No momento de chute a gol não é permitido o jogador (botão)
atacante dentro da pequena área. Caso haja, este deverá ser deslocado para
junto de uma das linhas verticais da grande área do lado de fora próximo à
linha de fundo (a que estiver mais próxima) com condições de poder intervir no
jogo novamente.
O jogador que sair de campo em conseqüência de qualquer jogada
poderá intervir novamente, sendo colocado no local em que saiu do campo.
Quando a bola ficar presa entre dois botões (um de cada
equipe), o técnico que provocou a situação continuará de posse da bola.
No caso de uma bola prensada entre dois botões adversários
sair fora de qualquer uma das quatro linhas demarcatórias do campo, a posse da
bola será da equipe que provocou a prensada. A caracterização da prensada só se
dará quando a bola indicar desvio visível.
O gol será válido quando a bola entrar inteiramente na meta.
O gol contra é válido quando o técnico atrasar a bola de qualquer lugar do
campo para o goleiro ou no rebote de um chute a gol contra o adversário a bola
bater no goleiro, trave ou em qualquer botão e entrar na sua própria meta.
É considerado penalti quando a bola bater no técnico, suas
roupas, palheta, etc. quando alguma destas partes estiver dentro do campo de
jogo faltas dentro da área também são consideradas pênalti, assim como se o
técnico tocar no goleiro sem autorização, exceto para levantá-lo.
O tiro penal é batido na sua marca correspondente. Todos os
jogadores devem ficar fora da meia lua e da grande área (exceto o cobrador e o
goleiro). O goleiro é colocado sobre a linha de fundo, sob o travessão, em
posição vertical não devendo aparecer a linha à sua frente.
Tiro de meta deverá ser batido quando a bola cruzar a linha
de fundo, tendo sido pedido ou não tiro a gol. No tiro de meta a bola deverá
sair fora da grande área, caso contrário deverá ser repetido por três vezes,
sob de reverter o lance em tiro de canto para o adversário. O tiro de meta é
cobrado com o goleiro ou com o botão.
Tiro de canto é batido quando a bola é tocada pelo técnico
contra a sua própria linha de fundo, o goleiro faz uma defesa ou um botão faz
um corte na bola chutada. O tiro será batido de um dos quartos de círculo que
existem dentro dos quatro ângulos de 90º dentro do campo de jogo, não podendo o
botão encarregado tocar qualquer linha quando posicionado para tal.
Quando a bola sair pelas linhas laterais, deverá ser batido
arremesso lateral com o jogador e a bola colocados além das linhas.
Não há jogadores fora de jogo. Todos que ocuparem lugar
dentro ou fora das quatro linhas estarão em jogo.
Os jogadores só poderão ser arrumados nas saídas com bola ao
centro e nas cobranças de tiro de meta.
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